Perguntas Frequentes

- Quais são os pedidos/reclamações que devem ser feitos para a Linha de Apoio Técnico (LAT)?
O inquilino deverá contactar a Linha de Apoio Técnico, utilizando o número azul disponível, para pedidos de reparação da sua própria habitação e das zonas comuns, no caso de não existir um gestor para a sua entrada.


- Quais são as patologias/anomalias existentes numa habitação, cuja reparação pode e deve ser reclamada junto da Domus Social, EM?
A Domus Social, EM procede à reparação das seguintes patologias/anomalias:
- Desobstrução da rede de saneamento;
- Fugas nas redes de abastecimento de águas e esgotos;
- Pinturas de tetos ou paredes devido a danos provocados por infiltrações pela cobertura ou fachadas;
- Reparação de caixilharias desde que não resultem de mau uso;
- Reparação de portas de entrada;
- Reparação de instalações elétricas.


- Os tetos e paredes da minha habitação apresentam manchas negras, o que devo fazer?
Normalmente este tipo de ocorrência deve-se a condensações, fenómeno que se verifica devido ao encontro de ar saturado de humidade com um suporte frio. Para evitar este tipo de ocorrência deve ventilar a habitação e aquecer a mesma.


- A humidade é um dos maiores problemas que afeta as habitações, em que casos pode a Domus Social, EM proceder à correção dos danos provocados por este tipo de ocorrência?
Grande parte das patologias está relacionada com a humidade, sendo a sua ocorrência provocada essencialmente pelos seguintes fatores:
- Humidade por capilaridade: originado pela humidade do solo que, por capilaridade, sobe até atingir as paredes;
- Humidade proveniente de infiltrações: problemas relacionados com impermeabilização defeituosa ou danificada;
- Humidade originada por fatores acidentais: situações decorrentes do uso, defeito de execução e dos materiais empregues, roturas de canalizações, obstrução de caleiras, algerozes ou tubos de queda de recolha das águas pluviais;
- Humidade originada por condensações: fenómeno devido ao encontro de ar saturado de humidade com um suporte frio.
A Domus Social, EM procede à correção dos danos provocados pela humidade com exceção dos que tiverem como origem condensações, dado que este tipo de ocorrência pode e deve ser atenuado pelos inquilinos, ventilando e aquecendo as suas habitações.


- Pretendo substituir a banheira da casa de banho por uma base de chuveiro, o que devo fazer?
Deve sempre solicitar a devida autorização à Domus Social, EM, que depois de analisado o pedido poderá autorizar, desde que a substituição seja acompanhada e fiscalizada pelos técnicos da Domus Social, EM.