" Mais segurança Melhor Cidade", no Bairro do Lagarteiro
13-11-2018

A segurança e proteção dos cidadãos foram o mote para a iniciativa que decorreu sábado, 10 de novembro, no pavilhão Animar, situado no Bairro do Lagarteiro.


Este evento, no âmbito do AIIA, Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, contou com a participação da Polícia Municipal, Batalhão de Sapadores Bombeiros e Proteção Civil.

O objetivo do "Mais segurança Melhor Cidade" foi, sobretudo, alertar para potenciais situações de risco e, dessa forma, ou seja, conhecendo os perigos, dotar os cidadãos de ferramentas que permitam atuar preventivamente, salvaguardando, assim, vidas e bens.

O Vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, marcou presença, enaltecendo a importância atribuída pelo Executivo Municipal ao "saber agir", sendo a capacitação dos cidadãos, a via para que as pessoas possam, face a determinadas circunstâncias de perigo, atuar de maneira segura e assertiva.

O evento teve início com uma atuação de arte de rua, Breakdance, por parte dos Momentum Crew, e prosseguiu com a abordagem de diferentes temáticas, tais como: a vespa asiática, os incêndios domésticos, as raças de cães potencialmente perigosas e o regulamento relativo ao ruído nas habitações.

Num segundo momento, depois da abordagem teórica, os participantes tiveram oportunidade de, em ambiente controlado e supervisionado, ver diversos dispositivos de segurança, extinguir pequenos focos de fogo e também ver um ninho de vespa velutina que se encontrava em exposição.

O conhecimento foi a arma escolhida nesta iniciativa, que poderá repetir-se, para combater, preventivamente e por antecipação, os riscos decorrentes do quotidiano.