30/04/2019

"Nós esforçámo-nos muito para este espetáculo e vale a pena vir ver". É assim que Francisca Teixeira, aluna da Escola Básica e Secundária do Cerco, deixa o convite para o evento de dança "Todos - Sonhos em movimento" que acontece no Coliseu Porto Ageas a partir das 21,30 horas desta terça-feira, 30 de abril.


São os sonhos desta jovem de 17 anos que sobem ao palco, unidos aos de meia centena de jovens do Bairro do Cerco e que dão corpo (e alma) ao "Todos - Sonhos em movimento", produto final de um projeto social de desenvolvimento de competências artísticas e talentos em torno das músicas populares urbanas e da arte urbana.

Com duração de 1,30 horas, "Todos" conta com direção artística do coreógrafo Max Oliveira, em cocriação com a encenadora e também coreógrafa Isabel Barros e a participação de 45 jovens daquele bairro municipal.
Durante 10 meses, os intérpretes participaram em sessões de capacitação e criação conjunta em torno das artes urbanas (dança, artes cénicas, entre outras) e na conceção do espetáculo, maioritariamente ensaiado no Espaço Todos, localizado no Cerco do Porto.

"É um projeto de integração e de ocupação dos jovens através da arte e da cultura", explicou ao "Porto." Max Oliveira, referindo que a conceção do espetáculo final partiu da inspiração emanada dos próprios intérpretes.

"Muita coisa não aparece no espetáculo" sublinha Isabel Barros, encenadora, coreógrafa e membro da equipa que deu corpo ao projeto, referindo-se ao "trabalho de fundo" que foi desenvolvido durante o período de formação e experimentação, com abordagem de diversas disciplinas como, por exemplo, a dança contemporânea ou a capoeira.



"Todos" é o resultado final do projeto social promovido pela Câmara do Porto e denominado "Arte para Todos", que se destina a desenvolver a inclusão social através de ações inovadoras e experimentais, com uma mensagem de integração positiva e forte. É concretizado no âmbito do AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, apoiado pelo Portugal 2020 através do Norte 2020. O espetáculo teve ainda o apoio do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e da MXM Art Center.

"Todos - Sonhos em movimento" tem entrada gratuita até à lotação da sala e mediante levantamento do respetivo bilhete na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.