Alunos da FAUP visitam espaços de Habitação Pública Municipal
29-11-2017

A reabilitação do edificado e do espaço público é uma matéria que suscita interesse e também debate no meio académico. Ontem, numa iniciativa conjunta da FAUP e da Domus Social, aproximadamente 200 alunos do 4 º ano do curso de Arquitetura, disciplina de Projeto, tiveram oportunidade de visitar, conjuntamente com os professores, a reabilitação em curso no Bairro de S. João de Deus e as obras que requalificaram o espaço público e também o património habitacional dos bairros Pio XII e Contumil.


Foram, durante o encontro, referidos estes projetos como bom exemplo de intervenção nestas áreas de realojamento pelas suas preocupações com a integração urbana, a qualificação do habitat e com o desenvolvimento social, no fundo, reflexo da premente preocupação com a regeneração urbana de territórios "em desvantagem".


 Refira-se que o Bairro Pio Xii foi construído em 1958 e reabilitado em 2007, residindo neste bairro, atualmente, cerca de 300 pessoas.
Quanto a Contumil foi construído na década de 70 e intervencionado em 2015, tendo sido, aliás, finalista do Prémio Secil Arquitectura 2008, enquanto Projeto de espaço Público. Relativamente a São João de Deus, outrora um território denso e encerrado sobre si mesmo, foi construído em 1944. As atuais 144 casas serão convertidas em 84 fogos tendo sido já concluída a construção de 12 novas habitações.