Bairro do Cerco na Feira do Livro
10-09-2020

O concerto "Vamos Imaginar um Bairro de Luz" dará a conhecer à cidade, neste sábado, o resultado de uma residência artística realizada no Bairro do Cerco, através de um projeto apoiado pela Câmara do Porto. Vão ser apresentados os temas criados pelos cerca de 40 participantes, com idades entre os 8 e os 17 anos, num espetáculo marcado para as 15 horas, na Concha Acústica.


A residência artística "Vamos Imaginar um Bairro de Luz" assentou na criação de uma forte dinâmica artística e cultural no núcleo daquela comunidade. Durante o projeto, que se desenvolveu ao longo de seis meses, a equipa trabalhou com jovens do Bairro do Cerco, de uma forma especial, muito direta e próxima, tendo sido dinamizado um vasto leque de atividades, entre as quais oficinas de escrita, canto, movimento e composição musical.

Deste trabalho resultou a produção de um álbum, gravado em março de 2020 no Estúdio do Queijo, com seis temas originais: O Cerco é Lindo, Amigo Estou Aqui, Paz, Era 2.ª Feira, Sou Livre para Sonhar e Sou Especial, e que são agora apresentados ao público. A ideia central que percorre este trabalho de residência artística é trazer toda a luz dos jovens participantes que habitam o bairro, até outros lugares da cidade.

No concerto deste sábado, os jovens da residência artística "Vamos Imaginar um Bairro de Luz" vão ter a companhia em palco, como convidados, dos OUPA! Cerco - também eles resultado de uma residência artística, integrada no projeto Cultura em Expansão - que em 2020 celebram o quinto aniversário.

A Concha Acústica, nos Jardins do Palácio de Cristal, onde se realiza o concerto, tem capacidade para 100 espectadores. A entrada é gratuita e feita mediante ordem de chegada, até se preencher a lotação do espaço.

O projeto do qual resultou o trabalho "Vamos Imaginar um Bairro de Luz", promovido pela Câmara do Porto no contexto do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, e dinamizado pela empresa municipal Domus Social, contempla três residências artísticas com direção artística e coordenação da coreógrafa Isabel Barros, fundadora e diretora do Balleteatro. Para além da já realizada no Bairro do Cerco, a segunda está prevista iniciar neste mês de setembro, e prolongar-se-á até março de 2021. A terceira decorrerá de março a setembro de 2021.


Para mais informações visite o site oficial da Feira do Livro ou o Facebook.