31/03/2020
Mesmo sem sair de casa fique a conhecer um pouco da história de cada um dos bairros da cidade do Porto. Por si, pelos seus, por todos. Fique em Casa.

Tem nome de Rainha, e das suas janelas vê-se o céu, a terra, o mar. 

Conhecida também por Princesa Perfeitíssima, pela sua bondade e misericórdia, a Rainha D. Leonor tem desde 2018 um novo rosto na cidade, o renovado bairro Rainha D. Leonor.

Foi em 1953 que se iniciou a construção deste bairro municipal, numa primeira fase com habitações unifamiliares, e dois anos depois com mais cinco blocos de habitação, combinando num mesmo espaço dois conjuntos habitacionais com figurinos diferentes de construção.

Em 2005 o agrupamento habitacional foi requalificado, mas a degradação que o tempo foi impondo aos edifícios em altura levou, em 2017, à demolição dos cinco blocos e ao desenho de um modelo de construção completamente diferenciador que tornam este bairro um modelo na cidade e no país, sendo também o único com certificação energética.

No bairro Rainha D. Leonor residem atualmente, cerca de 160 famílias, sendo que no agrupamento recentemente reconstruído se mantiveram todos os inquilinos que já habitavam no local e mais novos agregados que se encontravam em lista de espera por habitação social.