Esta semana O Nosso Bairro é...
05-06-2020
Mesmo em casa fique a conhecer um pouco da história de cada um dos bairros da cidade do Porto.

É um dos mais antigos bairros da cidade do Porto. Já foi conhecido como bairro da Corujeira, mas entretanto foi rebatizado com o nome de um padre francês do século XVII, patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica e santificado pelo Papa Clemente XII, de seu nome São Vicente de Paulo.


Quando este conjunto de habitações populares foi construído em Campanhã, no início dos anos 50, serviu para alojar pessoas que viviam em condições precárias no centro da cidade e que enfrentavam graves carências não só habitacionais.

Anos mais tarde, entre 2005 e 2008, em virtude do avançado estado de degradação e insalubridade que as habitações evidenciavam, e da falta de segurança sentida no local, parte do bairro São Vicente de Paulo veio a ser demolido.

Mas fruto do grande processo de reabilitação, que se iniciou em 2015, um novo bairro renasceu. Atualmente, pelos seus dois edifícios distribuem-se 18 casas sociais que oferecem aos seus moradores, cerca de 40, condições dignas de habitabilidade, conforto e segurança.

O Porto continua a dar provas da sua união, da sua força e do seu carater Invicto! Proteja-se. Por si, pelos seus, por todos. Cumpra as recomendações da Direção-Geral de Saúde.