Esta semana O Nosso Bairro é...
13-05-2020
Mesmo em casa fique a conhecer um pouco da história de cada um dos bairros da cidade do Porto.

A toponímia do bairro em destaque esta semana presta homenagem a um transmontano de berço, mas que deixou o seu nome e a sua memória na história da cidade do Porto. Nasceu no início do século XX, em Mirandela, e assumiu a presidência da Câmara Municipal do Porto, entre 1953 e 1962. Engenheiro de formação, foi ferroviário na Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta e ministro de Estado das Obras Públicas. Entre outros cargos que desempenhou, foi também diretor dos Serviços Municipalizados de Gás e Eletricidade do Porto. Falamos de José Albino Machado Vaz.


Na zona Oriental da cidade, na freguesia de Campanhã, fica este conjunto habitacional, construído em 1966, que tem o nome deste ilustre cidadão, bairro Eng. Machado Vaz.

Com 50 anos, as marcas do tempo começaram a evidenciar-se no bairro, tendo a Câmara do Porto iniciado em 2016 grandes obras de requalificação nos 13 edifícios deste conjunto habitacional, de forma a melhorar as condições de segurança e de vida dos cerca de seiscentos inquilinos municipais que aqui residem. Estas incidiram sobre as fachadas, coberturas, caixilharias, sistema de ventilação, e na instalação de equipamentos de eficiência energética através da colocação de coletores solares nos edifícios.

Sempre que possível, nesta difícil fase que queremos ultrapassar, mantenha-se em casa. Se tiver mesmo de sair proteja-se. Por si, pelos seus, por todos.