Esta semana O Nosso Bairro é...
28-05-2020
Mesmo em casa fique a conhecer um pouco da história de cada um dos bairros da cidade do Porto.

Sobre as Musas que vamos contar um pouco, segundo a história da toponímia da cidade do Porto, não se referem à figura da mitologia grega, a nenhuma das nove musas da Grécia antiga que inspiravam cada uma das artes ou ciências, nem às Tágides que Luís de Camões invocou na sua criação poética de Os Lusíadas.


A rua das Musas, que vai da Fontinha à rua de Camões, e serviu de inspiração para o bairro social em destaque nesta rubrica semanal, existirá desde 1777 e chamava-se Monte da Musa "acima de Fradelos", possivelmente dedicada a alguma beldade que por ali passeasse ou morasse. Esta zona da cidade caracterizou-se, no passado, por ser de grande densidade populacional, composta tipicamente por operários dos mais diversos ramos da indústria, com pequenas metalúrgicas, algumas delas dedicadas ao fabrico de pregos.

É nesta rua que se situa hoje o empreendimento das Musas, que passou recentemente por obras de beneficiação que vieram melhorar as condições de habitabilidade das 15 famílias que aqui residem.

Todos ansiamos poder voltar a passear despreocupadamente pelas ruas, lugares e recantos desta cidade. Para que isso aconteça temos de continuar a cumprir, como até aqui, as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Sempre que possível, nesta difícil fase que queremos ultrapassar, mantenha-se em casa. Se tiver mesmo de sair proteja-se. Por si, pelos seus, por todos.