Oficina de cinema de animação no Espaço Todos no Cerco
12-09-2019

Está em curso, de dia 5 até 21 de setembro, a iniciativa ANIMA'TUA IDEIA, promovida pela Câmara do Porto. Trata-se de uma oficina de cinema de animação, na qual participam elementos de várias idades da comunidade do Vale de Campanhã.


O programa decorre no espaço TODOS, inaugurado em outubro de 2018 no Bairro do Cerco do Porto e destinado à difusão de iniciativas de desenvolvimento comunitário. Esta atividade conta com a colaboração do Projeto Cercar-te E7G.


O ANIMA'TUA IDEIA tem como objetivo capacitar os participantes na linguagem e didática da animação. Proporciona-se assim, de forma criativa, a aprendizagem através da estimulação da imaginação, levando os participantes a navegarem pelo mundo do imaginário e utilizando o cinema de animação como forma de expressão.


O projeto culminará com a produção original de um filme de animação, realizado também pelos elementos da comunidade, que  terá como ponto de partida  propostas dos participantes, em que serão criadas personagens e histórias enquanto expressão de vivências.

Esta atividade insere-se no conteúdo programático que está a ser desenvolvido no âmbito do AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto.

O AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa é um projeto da Câmara Municipal do Porto, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Norte2020, com um investimento elegível de 5.093.230,50 euros, financiados em 4.239.245,99 euros pelo Fundo Social Europeu.