07/03/2017

O primeiro dia das 1as Conferências, domingo, contou com a receção, nas instalações da Domus Social, EM, dos muitos conferencistas inscritos na Semana CIHEL, partindo em seguida para uma série de visitas guiadas a habitação pública municipal e cooperativa.

 

Os participantes puderam optar entre dois itinerários, que incluíram, entre outros, a Cooperativa de Massarelos, o bairro Rainha D.ª Leonor, a Cooperativa da Bouça / Águas Férreas, o bairro S. João de Deus e a "Ilha" da Bela Vista.

 

Estas visitas contaram com os comentários de alguns dos arquitectos responsáveis pela construção e reabilitação dos complexos habitacionais, nomeadamente do arquiteto e vereador do Pelouro do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes e do arquiteto Nuno Brandão Costa. As visitas terminaram com uma receção na CMP.

 

O segundo dia, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, iniciou com a Sessão de Boas Vindas pelo vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social e Presidente do Conselho de Administração da Domus Social, EM, Manuel Pizarro.

 

Seguiu-se uma breve apresentação da Conferência e da Semana CIHEL, com intervenções de António Baptista Coelho, Presidente do CIHEL, Nuno Lacerda Lopes, da Coordenação Científica das 1as Conferências CIHEL, Carlos Pina, Presidente do Conselho Diretivo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e Manuela Álvares, Administradora Executiva na Domus Social, EM.

 

As Conferências inauguraram-se com a intervenção do professor e arquiteto Héctor Vigliecca sobre o tema "A Cidade Habitada na América do Sul (Brasil)", tendo sido feita uma breve  apresentação do arquiteto por Carlos Almeida Marques.

 

Ainda durante a manhã, teve lugar a Mesa Redonda subordinada ao tema "A Cidade Habitada e a Cidade por Habitar", com a participação de António Figueiredo, Pedro Ramalho e Vítor Abrantes, numa conversa moderada pelo jornalista do Expresso, Valdemar Cruz.

 

O 1º Painel ocorreu ao início da tarde e contou com a participação dos arquitetos Nuno Brandão Costa e Paulo Tormenta Pinto, do geógrafo Álvaro Domingues e do sociólogo Virgílio Borges Pereira, para discutir o tema "Novos e Velhos Modos de Habitar", sob moderação de Nuno Lacerda Lopes.

 

Sob o mote "A Construção do Habitar", o 2º Painel juntou os arquitectos e investigadores Luís Soares Carneiro, Francisco Barata Fernandes, Ricardo Carvalho e Ana Vaz Milheiro, numa conversa moderada por Manuela Álvares.

 

A iniciativa terminou ao final do dia com uma conferência subordinada ao tema "A Cidade Habitada na Europa do Sul (Portugal)", que contou com a intervenção de uma das mais importantes e respeitadas figuras da Arquitetura Portuguesa, o professor e arquiteto  Raúl Hestnes Ferreira. Coube ao vereador do Pelouro do Urbanismo a apresentação, em jeito de homenagem, da figura e da importância da obra do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira.

 

As 1as Conferências CIHEL contaram com a presença de cerca de 200 participantes e com a realização de 5 conferências.

 

Hoje começa a segunda metade da semana CIHEL em Viseu, na Covilhã, com o início do 4º Congresso CIHEL.

 

Prémio Universidades

 

A Semana CIHEL integrou, também, a atribuição do Prémio Universidades - que galardoou trabalhos executados em contexto académico sobre o tema "A Cidade Habitada".

 

O júri do Prémio Universidades - 4º CIHEL analisou 27 candidaturas oriundas do Brasil, Cabo Verde e Portugal e atribuiu 3 Prémios e 5 menções honrosas.

 

O 1º Prémio foi atribuído a Carlos Cruz e Micael Pepe, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com um trabalho intitulado "A Matéria do Lugar - Unidade de Alojamento Temporário, Sines". O 2º Prémio foi atribuído a Daniela Rosa, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), com um trabalho intitulado "Produção e Reabilitação de Edifícios para Locação Social no Centro de São Paulo". O 3º Prémio foi atribuído a Marcelo Cardia, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com um trabalho intitulado "Limite como Memória - Consolidação da Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda".


As Menções Honrosas foram atribuídas aos trabalhos de Alice Lima, do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo; Vinicius Fais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil); Rita Gomes, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa; Susana Rego, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Vanilton Tavares, da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Os diplomas relativos às distinções serão entregues durante o 4º Congresso CIHEL.

Galeria
Item 1 de 5