Porto Importa-se distinguido
03-04-2018

A smart to-do tem como objetivos a "identificação, divulgação e promoção de práticas inovadoras que promovam a qualidade de vida no envelhecimento na Região Norte de Portugal" e esteve inserida no evento Ageing Summit 2018, que teve lugar a 16 de março, no Auditório da Fundação de Serralves.



Organizado pela Misericórdia do Porto em colaboração com o Consórcio Porto4Ageing e a Universidade do Porto, o evento envolveu especialistas europeus e decisores políticos das diferentes áreas relacionadas com o processo de envelhecimento demográfico.


Neste evento foram lançadas as smart to-do - que constituem o mapeamento e reconhecimento de boas práticas que promovem a qualidade de vida no envelhecimento da região norte de Portugal.


O Porto Importa-se, criado e desenvolvido pela Domus Social, é um projeto solidário de intervenção técnica e social junto dos seus inquilinos mais idosos, que se encontram em situação de isolamento.


Cartografar este mapa de envelhecimento solitário, considerando os constrangimentos inerentes, é um primeiro passo no sentido de mitigar as dificuldades e proporcionar respostas que promovam maior qualidade de vida aos idosos que vivam em solidão.



Nesta fase a ação desenrola-se junto de aproximadamente 2.000 pessoas, alavancada por uma rede alargada de parceiros e serviços de proximidade.



O Ageing Summit distinguiu o Porto Importa-se como exemplo de boa prática no que concerne à promoção de qualidade de vida no envelhecimento.