Proteção contra o Covid-19 com apoio dos gestores de entrada
23-03-2020

No atual contexto de saúde pública que se vive, os gestores de entrada dos prédios de habitação social desempenham um trabalho fundamental na alteração de comportamentos e rotinas bem como na promoção e adoção de medidas de higiene e segurança imprescindíveis para evitar a propagação da pandemia por Covid-19.


  Redobrar os cuidados de higiene e limpeza das zonas comuns dos prédios e das escadas, reforçar a desinfeção de zonas de contacto como puxadores de portas, corrimãos e interruptores e divulgar a informação com as orientações da Direção Geral de Saúde, são alguns dos procedimentos de prevenção e de combate à infeção que os gestores de entrada devem cumprir e fazer respeitar em cada um dos prédios de habitação municipal.

Podem ainda sensibilizar os moradores para o cumprimento das regras de distanciamento social e para as recomendações a ter durante o período de recolhimento e isolamento, que todos devem respeitar. 

  A figura do gestor de entrada faz parte do Condomus o programa de organização de entradas da Domus Social que tem como principal objetivo aumentar o grau de comodidade e segurança dos moradores que residem em habitação municipal, por via de uma gestão de proximidade. O Condomus está implementado em 44 aglomerados habitacionais contabilizando-se perto de 1000 gestores e entradas organizadas. 

  Mais medidas e recomendações de segurança individual e coletiva determinadas pela Direção Geral de Saúde podem ser consultadas em https://www.dgs.pt/.