02/12/2020

Aumentar o grau de comodidade e segurança dos inquilinos residentes em habitação pública municipal é o principal objetivo do ConDomus, programa de organização de entradas dinamizado pela Domus Social.


Neste processo de gestão de proximidade, o gestor de entrada é um elemento crucial na mediação entre os inquilinos e a empresa municipal. Estes cumprem uma função muito importante, podendo ajudar na alteração de comportamentos e rotinas, bem como na promoção e adoção de algumas medidas de higiene e segurança imprescindíveis.


O programa, que contabiliza já 943 entradas organizadas, pressupõe a implementação de um modelo de gestão e administração dos espaços comuns nos prédios municipais com o propósito de melhorar a utilização que os inquilinos municipais fazem do lugar onde habitam, como: melhorar o uso e fruição das zonas comuns e espaços exteriores envolventes aos edifícios de habitação municipal; potenciar a conservação e manutenção do edifício municipal, prevenindo a sua deterioração; e aumentar o grau de satisfação, comodidade e segurança dos inquilinos residentes em habitação municipal.


Este dezembro, o ConDomus incluirá mais um conjunto habitacional, o bairro Monte da Bela, estando agendadas reuniões de trabalho para a implementação do programa.


No sentido de aprofundar a sua importância e conferir competências diferenciadas ao gestor de entrada, a Domus Social tem vindo a promover também um conjunto de ações da capacitação para estes gestores. Ao longo dos últimos meses foram realizadas diversas ações de capacitação sobre limpeza e salubridade, gestão de conflitos, proteção e segurança e Suporte Básico de Vida, ministradas por entidades como a Proteção Civil, os Bombeiros Sapadores do Porto, a Divisão Municipal de Gestão Ambiental e a Cruz Vermelha Portuguesa.


Estas ações são desenvolvidas no âmbito do AIIA - Abordagem Integradas para a Inclusão Ativa, um programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto, candidatado pela Câmara do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020.