13/04/2021

A empresa municipal Domus Social atingiu em 2020 a maior taxa de execução do contrato de Mandato, comparativamente com outros anos, referente à rubrica da habitação, no valor de 99,10%.


Esta taxa refere-se às obras realizadas por via do investimento feito pelo município, que vem ao longo destes últimos anos a apostar estrategicamente na melhoria dos edifícios dos 48 bairros que compõem o parque da habitação pública municipal. Da verba disponibilizada pela Câmara do Porto à Domus Social para os fins de prossecução da melhoria da habitação social, nas diversas vertentes, apenas 0,9% não foi realizada.


O valor do investimento efetuado no edificado de habitação pública, ao longo dos últimos 7 anos, é de cerca de 124 milhões de euros acrescendo a estes cerca de 29 milhões de euros previstos para 2021.


A renovação deste edificado a cargo da Domus Social inclui, genericamente, quatro tipos de intervenção: construção, reabilitação, manutenção preventiva e recuperação/renovação de casas para integração de novos inquilinos.


Até 2022 prevê-se a continuação da reabilitação dos edifícios intervencionados na primeira década do século em curso, realizando, deste modo, uma espécie de “manutenção da manutenção”. Este modelo de atuação pretende impedir a degradação do edificado e manter em boas condições as suas caraterísticas.


Outra das prioridades do município é a valorização da cidade através da requalificação do espaço público. Neste momento, estão em fase de desenvolvimento os projetos de Aldoar, Bom Pastor/Vale Formoso, Campinas, Cerco do Porto, Maceda, Agra do Amial e Monte da Bela.


Promover a qualificação da cidade enquanto espaço de continuidade é um dos objetivos para os próximos anos. Trata-se de uma nova fase em que, simultaneamente, serão reabilitados os edifícios e requalificado o espaço público que aumentará as zonas de fruição para os cidadãos do Porto.