21/05/2021

“Cerco-me de Histórias” exibido recentemente no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda (ITFS), considerado um dos principais festivais de cinema de animação do mundo, está entre os filmes selecionados para o Prémio Nacional da Animação 2020 na categoria de filmes de Oficinas.


Produzido em 2019, o filme “Cerco-me de Histórias” resulta do trabalho desenvolvido na oficina de cinema Anima'Tua Ideia realizada com crianças e jovens do bairro do Cerco do Porto, sob a orientação de António Pinto e Paulo D’Alva, e retrata narrativas inspiradas em histórias reais vividas no bairro do Cerco, conjunto habitacional que integra a comunidade do Vale de Campanhã.


O processo criativo , dinamizado ao abrigo do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, contou com a participação de pessoas de diversas idades, todas elas provenientes da comunidade do Vale de Campanhã. Mais do que promover aptidões, este projeto fomentou o sentimento de valorização da riqueza e diversidade cultural de Campanhã.


O programa AIIA Porto promove o desenvolvimento e execução de um conjunto de atividades destinadas a promover a inclusão social de comunidades desfavorecidas, através de ações inovadoras e experimentais, com o objetivo de reduzir a pobreza, a exclusão social e o desemprego. Trata-se de um projeto da Câmara do Porto apoiado pelo Portugal 2020 e resulta de uma candidatura ao Programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto, aprovado e financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020.


O convite para participar nesta edição do Festival de Estugarda veio pela Casa da Animação, entidade parceira do ITFS há vários anos e que ao longo do tempo vem difundindo os filmes da short list do Prémio Nacional da Animação.


Até ao dia 21 de maio é possível assistir à programação do Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda exclusivamente online em https://onlinefestival.itfs.de/en onde consta, também, o Prémio Nacional da Animação 2020.