29/04/2021

A antestreia do filme Toponímia - As Memórias do Porto marcou o arranque da 41ª edição do Fantasporto, festival internacional de cinema do Porto que decorre de 26 de abril até 4 de maio, no Hard Club, estando esta longa-metragem a concurso no prémio de cinema português.


Realizado por António Pinto e produzido Carlos Gomes, o documentário promovido pela Domus Social, procura retratar a memória coletiva da cidade do Porto, aqui representada por Alfredo, uma personagem imaginária.


Toponímia começou por ser um projeto que nasceu da necessidade identificada pela empresa municipal Domus Social de retratar e preservar a memória da cidade, mais concretamente de profissões típicas que se encontram, por vicissitudes várias, em vias de desaparecimento.ais concretamente de profissões típicas que se encontram, por vicissitudes várias, em vias de desaparecimento.


O documentário é também uma enciclopédia visual das fundações da identidade portuense, e, de certo modo, uma carta de amor à cidade, ao seu passado, presente e futuro. Preservar o edificado implica também a conservação da identidade dos locais e essa passa, sobretudo, por um profundo conhecimento do Porto, das suas gentes, tradições e costumes.


Esta produção nacional conta ainda com poemas de Stephane Oliveira e música de Tó Trips, guitarrista da banda portuguesa Dead Combo.  


Saiba mais sobre Toponímia - As Memórias do Porto no site oficial do filme.

Galeria
Item 1 de 1