Poupança Energética

O uso racional da energia está na ordem do dia. Adotar pequenos gestos e comportamentos em prol de uma melhor eficiência energética, contribuindo para a preservação do meio ambiente, é fundamental. Deixamos-lhe aqui alguns conselhos práticos, muito úteis, para diminuir o consumo energético da sua habitação, poupando na sua fatura de energia.



Passo 1

1. No inverno, sempre que possível, abra os estores das janelas nas quais há incidência do sol, para que a radiação possa aquecer o interior da sua habitação. No verão, evite a entrada direta dos raios solares, fechando os estores.


Passo 2
2. Evite ter as luzes ligadas, quando não for necessário. Opte por lâmpadas economizadoras (fluorescentes compactas), pois permitem reduzir significativamente o consumo de eletricidade para iluminação.

Passo 3

3. Na compra de electrodomésticos dê preferência aos de classe energética A, A+ ou A++ porque são mais eficientes.



Passo 4

4. Não abra desnecessariamente a porta do frigorífico e reduza o tempo de abertura. Mantenha sempre limpa a serpentina que se encontra na parte de trás do frigorífico.


Passo 5

5. Desligue o forno e/ou a placa eléctrica algum tempo antes de finalizar o cozinhado. Não coloque alimentos quentes no frigorífico. Espere que eles arrefeçam até à temperatura ambiente.


Sabia que:
- Cozinhar a gás natural é menos prejudicial para o ambiente do que a eletricidade.
- Esquentadores a gás são mais amigos do ambiente do que os termoacumuladores eléctricos (cilindros).
- Lâmpadas economizadoras permitem poupar cerca de 80% da energia comparativamente com as lâmpadas incandescentes tradicionais e duram 10 vezes mais.
- O frigorífico, por funcionar continuamente, é o electrodoméstico que mais energia utiliza em sua casa.