06/05/2022

“Fico eu. Um bocadinho dividido por todos não custa nada!” Foi assim que Branca Silva reagiu à votação que a tornou gestora da sua entrada no bairro da Pasteleira, pelo período de um ano. Melhor mote para o ConDomus era difícil encontrar, pois resume o espírito colaborativo que está na génese do programa.


Criado pela Domus Social em 2008, o programa ConDomus tem como objetivo promover a organização das entradas dos edifícios públicos de habitação municipal num modelo semelhante ao dos condomínios. As ações de implementação são feitas por equipas da empresa municipal no terreno e ocorrem após a conclusão de obras de reabilitação. É o caso do Conjunto Habitacional da Pasteleira onde, neste momento, decorrem os trabalhos da 4.ª e última fase de requalificação dos edifícios. As reuniões de implementação do ConDomus tiveram lugar ao longo de todos o mês de abril e contaram com a participação ativa e interessada dos moradores, peça fundamental para o sucesso da iniciativa.


Atualmente, o Condomus já se encontra implementado em 45 dos 50 bairros municipais, abrangendo 944 entradas com gestores eleitos. Prevê-se que em 2022 sejam realizadas 585 reuniões, a grande maioria de acompanhamento do projeto. Através dos seus técnicos, a Domus Social realiza regularmente deslocações para acompanhar os gestores de entrada e aferir a completa aplicação do programa.


O programa

O processo de implementação do ConDomus começa com uma reunião com os moradores de uma entrada. Nesse encontro, os técnicos da Domus Social apresentam as vantagens do projeto, as responsabilidades individuais e coletivas que cabem a cada morador, esclarecem dúvidas e aceitam candidaturas espontâneas ao lugar de gestor de entrada. Questões tão importantes como a organização do espaço comum, a limpeza e os horários de descanso são apenas alguns dos assuntos abordados no âmbito destes encontros.


Depois de esclarecidas todas as dúvidas, por votação, os moradores elegem o seu representante junto da Domus Social. Uma vez eleito, o gestor de entrada é o interlocutor junto da empresa que gere o parque público de habitação do município do Porto.


O papel do Gestor de Entrada

Se existe algum problema com a entrada pela qual é responsável, cabe ao gestor de entrada contactar a Domus Social através de uma linha especificamente criada para o efeito.


Entradas organizadas e com gestor são sinónimo de limpeza e organização. É nesse sentido que apontam os dados recolhidos. As ocorrências diminuem significativamente, havendo um grau de satisfação maior nos locais em que a gestão se encontra organizada ao abrigo do ConDomus. Voltando a parafrasear a recém-eleita gestora de entrada: “Um bocadinho por todos não custa nada”, havendo inúmeros benefícios para os moradores.


Nos últimos anos a Domus Social tem apostado cada vez na formação e qualificação dos gestores de entrada, munindo-os com os conhecimentos indispensáveis a uma melhor, mais consciente e mais segura utilização dos espaços existentes.

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