14/07/2022

A Domus Social recebeu, na segunda-feira, a visita de Carla Rocha, vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, responsável pelo pelouro da Gestão Social da Habitação. O encontro de carácter informal teve como objetivo a partilha de desafios, projetos e experiências, no âmbito da estratégia operacional das instituições.


Pedro Baganha, vereador da Habitação da Câmara do Porto, conduziu a reunião, com o apoio dos restantes membros do conselho de administração da Domus Social, Filipa Melo e João Sendim. A cumprir o seu primeiro mandato com a pasta da Habitação, Carla Rocha procurou conhecer o modo como se organiza a empresa do Município do Porto, questionando sobre o modelo de gestão, o âmbito de atuação e as características do parque habitacional da cidade.


Ao longo da conversa, foi possível identificar desafios comuns aos dois municípios, dando também a conhecer alguns dos projetos de resposta da Domus Social, nomeadamente o Porto Solidário e as Residências Sénior Partilhadas, iniciativas que despertaram particular interesse na vereadora de Oeiras.

Na sessão, foram igualmente apresentados alguns instrumentos de gestão utilizados na recolha e análise de dados, que promovem uma filosofia de melhoria continua e, acima de tudo, uma política de transparência no modelo de gestão da empresa municipal.


O encontro terminou com uma visita pelas instalações, onde esteve em destaque o Gabinete do Inquilino Municipal.

Esta não é a primeira vez que a Domus Social recebe a visita de outros municípios com vista ao intercâmbio de experiências. Um sinal do reconhecimento alcançado pela empresa, tantas vezes pioneira na sua abordagem e iniciativas.


Uma política de “portas abertas”, acredita o Município, é sempre enriquecedora, pois permite conhecer abordagens distintas e desafios partilhados, que podem trazer mais valor para as instituições que estão ao serviço dos munícipes, entre eles os inquilinos municipais. 


Galeria
Item 1 de 5