19/11/2021

Galardão “Jovem cineasta português” foi atribuído ao filme “Desconstrução do Natal”, resultante da oficina de cinema de animação “Anima a tua ideia”, no festival internacional CINANIMA.


O trabalho criativo conjunto entre jovens da Escola do Cerco e idosos resultou no filme “Desconstrução do Natal”, que lança um olhar à temática do Natal através de diferentes perspetivas, dos “oito aos oitenta”. A narração do avô de um dos jovens, recordando os Natais da sua infância, surge como elemento catalisador da perceção das diferenças e dos pontos em comum entre jovens e idosos, criando nos espectadores a sensação de que é muito mais o que une as diferentes gerações do que aquilo que as separa.


O trabalho conjunto permitiu confrontar visões e aportar ideias complementares, enriquecedoras para o filme, num esforço que foi premiado no festival CINANIMA, dedicado ao cinema de animação de autor e que se realiza anualmente em Espinho.


O envolvimento do Cerco do Porto foi alargado à comunidade educativa, tendo havido professores a participar ativamente na conceção visual e musical da oficina “Anima a tua ideia” orientada pedagogicamente pelos realizadores Paulo D´Alva e António Pinto. A oficina de cinema de animação foi desenvolvida no âmbito do programa AIIA Porto – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, que decorreu no auditório da escola do Cerco do Porto durante a paragem letiva do Natal (2020), ao longo de sete sessões.


O programa AIIA Porto promove um conjunto de atividades de inclusão social de comunidades desfavorecidas, através de ações inovadoras e experimentais, com o objetivo de reduzir a pobreza, a exclusão social e o desemprego. Trata-se de um projeto da Câmara do Porto apoiado pelo Portugal 2020 e resulta de uma candidatura ao Programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto, aprovado e financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020.