11/07/2025

Já são conhecidas as três vencedoras da terceira edição do concurso que coloca em competição os bairros municipais da cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a Domus Social lançou o desafio e os moradores responderam com criatividade, orgulho e espírito de comunidade.

 

Desde 2023 que o concurso “A Melhor Entrada” tem vindo a premiar as entradas dos bairros municipais que mais se distinguem pelo cuidado na gestão das áreas partilhadas e pelo espírito de comunidade.

 

Na edição deste ano, três entradas destacaram-se e são agora reconhecidas como exemplo de participação e cuidado:

  • Travessa de Salgueiros, entrada 126
  • Francos, bloco 4, entrada 380
  • Dr. Nuno Pinheiro Torres, bloco 8, entrada 399

 

Como forma de reconhecimento, as três vencedoras receberão a visita de uma Comissão de Honra, que contará com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vereador da Habitação, Pedro Baganha, e do apresentador e jornalista Jorge Gabriel.

 

Ao longo das várias edições, esta celebração tem vindo a contar com a presença de figuras públicas como Raul Meireles e Pedro Abrunhosa, cuja ligação a causas sociais e comunitárias reforça os valores partilhados pelo projeto ConDomus e pela iniciativa “A Melhor Entrada”.

 

Entrega de prémios

Cada Gestor de Entrada será distinguido com um troféu e um selo de qualidade para afixar na porta do edifício, reconhecendo publicamente e eternizando o empenho na conservação dos espaços comuns.

 

Todos os moradores das entradas premiadas receberão também um vaso com flores “marias-sem-vergonha” (Impatiens), oferecido pelo Viveiro Municipal – um gesto simbólico que, desde a primeira edição, representa o “saber cuidar” que está na origem do concurso.

 

Na sequência das celebrações do 20.º aniversário da Domus Social, cada morador será ainda presenteado com um kit exclusivo, composto por uma tote bag, um caderno e um lápis – produções autênticas do norte de Portugal.

 

Seleção das vencedoras

 

A seleção das três grandes vencedoras esteve a cargo do júri do concurso, constituído pelo Conselho de Administração, o qual é presidido pelo vereador dos Pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, e integrado ainda pela vice-presidente, Filipa Melo, e pelo vogal, João Sendim.

 

Antes da decisão final, já tinha sido feita uma pré-seleção das cinco finalistas, por uma Comissão de Acompanhamento, através de visitas aos espaços e análise do histórico de pedidos e ocorrências.

 

Tal como estipulado nas regras do concurso, as entradas foram avaliadas com base numa carta justificativa apresentada pelos gestores, valorizando critérios como a criatividade, o sentido de pertença, o espírito de vizinhança, bem como a limpeza, a organização e o estado de conservação das zonas comuns.

 

Recorde-se que, tendo em conta a dimensão do parque habitacional, composto por 50 bairros, os conjuntos habitacionais chamados a concurso têm vindo a obedecer a um critério de antiguidade na implementação do ConDomus.

 

Assim, nesta edição, convidaram-se a concurso os bairros do Outeiro, Travessa de Salgueiros, Francos e Dr. Nuno Pinheiro Torres a concurso.

 

Sobre o projeto ConDomus

 

“A Melhor Entrada” integra o projeto ConDomus, criado pela Domus Social em 2008, com o objetivo de promover a organização das entradas dos edifícios municipais, à semelhança do modelo de gestão dos condomínios privados.

 

Deste projeto nasceu a figura do Gestor de Entrada, responsável pela comunicação entre os moradores do edifício e a Domus Social, que representa oficialmente cada candidatura ao concurso.

 

Atualmente, o ConDomus está presente em 44 dos 50 bairros municipais, abrangendo 1066 entradas com gestores eleitos.

 

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Domus Social.