29/12/2021

Obras de requalificação em curso no Abrigo dos Pequeninos, localizado nas Fontainhas, vão tornar aquele espaço na reserva museológica do acervo municipal.


O Porto ganhará, a curto prazo, um espaço dedicado a funcionar como reserva museológica do acervo municipal, que estará dotado de um laboratório que permitirá a conservação e restauro das peças e o estudo de artistas. O Abrigo dos Pequeninos, fundando em abril de 1935 para acolher crianças carenciadas, situado nas Fontainhas, freguesia do Bonfim, foi o local escolhido para instalar esta valência e as obras de requalificação já tiveram início.


São sete as salas que vão compor aquele espaço, cada qual dedicada a uma tipologia: pintura, têxteis, desenhos, gravuras, metais, mobiliário e uma caixa-forte “para albergar peças de maior valor”, explicou à agência Lusa a responsável pela reorganização das reservas museológicas e docente Maria Aguiar.


O Abrigo dos Pequeninos albergará também um laboratório para conservação e restauro das peças. “O laboratório vai permitir fazer tratamentos às peças que têm patologias, problemas, sinais de corrosão e fragmentos partidos”, notou Maria Aguiar, lembrando que esses tratamentos não são possíveis nas atuais reservas porque implicam a utilização de resinas e solventes.


“O laboratório permite um trabalho reativo e de investigação. Estes projetos vão permitir um conhecimento mais aprofundado das peças que temos”, corroborou o diretor artístico do Museu da Cidade, Nuno Faria, adiantando que em curso estão já dois projetos de investigação com o laboratório HÉRCULES, da Universidade de Évora, um relacionado com António Carneiro e outro com Aurélia de Sousa.


Uma área de estudo, um estúdio fotográfico, uma sala de quarentena e outra de tratamento de anoxia, para onde será movida a tenda de tratamento instalada desde maio de 2020 na reserva de Ramalde, serão outros dos espaços que integrarão aquela reserva museológica visitável.


O concurso público para a realização das obras de requalificação do edifício do Abrigo dos Pequeninos foi lançado em novembro de 2020 e tinha um preço base de 1,35 milhões de euros. A gestão da empreitada está a cargo da empresa municipal Domus Social.