16/06/2025

Entre concertos, experiências e muita animação, houve um espaço no Primavera Sound inteiramente dedicado ao parque de habitação pública municipal. Pelo terceiro ano consecutivo, a Domus Social marcou presença no festival, ocupando o Family Garden com uma ativação pensada para todas as idades. 

 

De 12 a 15 de junho, a empresa municipal de Habitação e Manutenção levou a identidade dos bairros sociais ao coração de um dos maiores eventos culturais da cidade. 

 

Partindo do mote que há “Um Porto em Cada Bairro” – uma cidade que é porto seguro, abrigo e comunidade, presente em cada parte do parque habitacional – foi criado um espaço dinâmico e acolhedor, pensado para famílias com crianças, jovens e todos os que se cruzassem com esta iniciativa. 

 

No interior do stand, destacou-se uma parede com os nomes dos 50 bairros que integram o parque habitacional gerido pela empresa. Ao lado, uma parede interativa, convidava à participação: desenhar, escrever ou pintar o Porto ideal, numa atividade aberta à imaginação de cada visitante. 

 

Para inspirar este desafio, estavam também disponíveis livros de colorir com ilustrações do parque habitacional, acompanhados de pequenos textos bilingues (português/inglês), com curiosidade e factos relacionados com o número de moradores, arquitetura e até origem dos nomes dos bairros ilustrados. 

 

 

A dinâmica estendia-se para o espaço verde exterior, com um jogo da memória XXL, onde as famílias eram desafiadas a observar a imagem de uma construção e a reproduzi-la no menor tempo possível. Num ambiente descontraído e cooperativo, todos podiam experimentar, errar, rir e jogar juntos.

 

Com peças em tamanho gigante e espírito de equipa, mais do que um teste visual, este jogo procurou ser um exercício de atenção, de construção e de celebração das casas que fazem do Porto um lugar de todos.

 

Com esta presença no Primavera Sound, a Domus Social reafirma o seu compromisso de aproximar a habitação pública das pessoas e da cidade, promovendo o espírito de comunidade e mostrando que, em cada bairro, há também um pedaço do Porto para explorar.

Galeria
Item 1 de 17