Reabilitação do Bairro do Falcão entra na 2.ª fase com obras em quatro blocos
24-07-2017

Começou a segunda fase do projeto de reabilitação do Bairro do Falcão, em Campanhã. Um investimento de cerca de 1.640.000€, a intervenção agora iniciada contempla os blocos 1 e 2 e 7 e 9. Nos prazos estipulados, decorre um programa iniciado no Bloco 5 e que permitirá reabilitar, até 2018, os 15 edifícios deste complexo de habitação social da década de 70/80. Cumprido este projeto, serão também intervencionados os espaços públicos envolventes, com medidas que garantam maior segurança e mobilidade.

 

A exemplo do que sucedeu no dia 1 de junho, no início da empreitada no Bloco 5, o presidente da Câmara do Porto reuniu-se hoje ao final da tarde com os moradores dos edifícios agora intervencionados. Tal como no primeiro encontro, autarca, responsáveis da empresa municipal Domus Social e arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Calapez, responderam às questões dos residentes.

 

Tomando em consideração a traça da arquitetura original de um bairro representativo de uma época, desenhado pelo arquiteto Rui Paixão, a empreitada em curso contempla a reabilitação de todo o "envelope" dos blocos (fachadas e cobertura) e instalação de sistema energético (coletores solares).

 

Isolamento térmico e acústico, com colocação de vidros duplos, aplicação de sistemas de exaustão e ventilação e instalação de sistemas de gás, água e eletricidade, bem como significativas melhorias das zonas comuns, são alguns dos benefícios contemplados.



 

As obras nos quatro blocos têm como data prevista de conclusão fevereiro de 2018. Em setembro próximo começa a terceira fase, nos blocos 3, 4, 6 e 8. A quarta e última fase, que contempla os blocos 10 a 15, tem início previsto para março de 2018.

 

Após a reabilitação de todos os blocos, a autarquia, disse Rui Moreira aos moradores, pretende intervir na zona envolvente: redesenho dos espaços públicos, tendo em conta a segurança e mobilidade pedonal, lugares ajustados para estacionamento e melhoria substancial da iluminação pública foram pontos destacados.