Originalmente construído em duas épocas – 32 edifícios a partir de 1963, com 804 fogos, e dois em 1991, com 88 fogos –, o bairro do Cerco do Porto está localizado na freguesia de Campanhã. É o segundo maior conjunto habitacional da primeira fase do Plano de Melhoramentos para a Cidade do Porto.
Na segunda metade dos anos 60 foram construídos um centro social, um centro escolar e uma capela, equipamentos que tinham como objetivo minorar o isolamento espacial dos moradores, por força da implantação do bairro na periferia da cidade.
A empreitada de reabilitação deste aglomerado habitacional teve, também, por sua vez, objetivos que não se resumiram aos resultados concretos das obras: promover a integração urbanística e social, regenerar o ambiente urbano, integrar preocupações com a acessibilidade e a mobilidade, devolver qualidade visual à paisagem urbana, repensar os espaços urbanos no sentido de lhes conferir multifuncionalidades, criar equipamentos promotores da identidade e de referência urbana, entre outros. O respetivo projeto está nomeado para os EUmies Awards 2026 – European Union Prize for Contemporary Architecture.
A conclusão desta intervenção marcou, ao mesmo tempo, o fim do grande ciclo de reabilitação dos bairros municipais (2004-2024), delineado pelo Município do Porto e levado a cabo pela Domus Social.
*Informação atualizada em 01/10/2025, segundo o Observatório de Habitação Social do Município do Porto.