Galardoado, em 2004, com o Prémio INH, o bairro do Monte de São João - localizado na freguesia de Paranhos - foi um dos nove conjuntos habitacionais construídos no âmbito do Programa Especial de Realojamento (PER), criado em 1993.  

 

O espaço de ação do programa eram as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, tendo como objetivo a erradicação das barracas e de outras formas de habitação precária. 

 

Assim, embora promovido pela administração central, o PER era aplicado pelas autarquias e pelas instituições particulares de solidariedade social, resultado num forte dinamismo em matéria de construção de habitação social.  

No caso do Porto, o Acordo de Colaboração, celebrado em 1994, abrangia 1356 famílias e permitiu a construção de 806 fogos distribuídos por nove conjuntos habitacionais – Viso, Travessa de Salgueiros, Monte de São João, Ilhéu, Agrupamento Habitacional do Falcão, Fontinha, Fontainhas, Choupos e Condominhas –, traduzindo uma nova postura relativamente ao que deve ser a habitação social: conjuntos mais reduzidos e perfeitamente integrados no tecido urbano, em oposição à periferização usualmente utilizada nas políticas públicas de habitação. 

 

É nesta altura que as preocupações com a inserção social das populações nos novos aglomerados, bem como a correta ocupação dos fogos, são introduzidas nos processos de alojamento. Por outras palavras, o conceito de qualidade de vida surge associado ao conceito de habitação social. 

 

*Informação atualizada em 01/10/2025, segundo o Observatório de Habitação Social do Município do Porto.