29/05/2024

Através da Domus Social, o Município do Porto lançou, hoje, o concurso público para a contratação da empreitada de requalificação do Bairro da Tapada. Prevendo-se que os trabalhos arranquem durante o segundo semestre deste ano, a obra, orçamentada em cerca de 3 milhões de euros, vai criar condições de habitabilidade, de segurança e de salubridade em todo o aglomerado.

 

O projeto de requalificação do Bairro da Tapada, situado na zona das Fontaínhas, contempla uma reabilitação profunda das áreas habitacionais, bem como o aumento e melhoramento dos espaços comuns deste edificado.  

 

Após as obras, o bairro vai reerguer-se com 25 habitações, distribuídas ao longo de dois volumes: o volume sul, de 1 piso (9 T1 e 1 T2), e o volume norte, de 2 pisos (5 T1, 1 T2 triplex, 5 T2 duplex, 1 T1 duplex e 3 T1+1 duplex). Todas as casas vão passar a assegurar condições de habitabilidade e de segurança, com espaços funcionais, confortáveis e de melhor desempenho energético.

 

No que diz respeito à acessibilidade, o projeto, da autoria do Arquiteto André Tavares, prevê a instalação de um elevador, a criação de uma saída de emergência e a estabilização dos percursos exteriores. Neste momento, o acesso ao Bairro da Tapada é apenas possível através de uma única escadaria, não existindo uma ligação vertical à cota superior.

 

O Bairro da Tapada está localizado na Rua da Corticeira n.º 31 e 33, em pleno centro histórico, pertencendo à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.  

 

Recorde-se que, após adquirir este imóvel, a Câmara Municipal do Porto transferiu a gestão do bairro para a Domus Social.