26/02/2024

Igualdade de género, salários competitivos e aposta em formação acima da média do setor levam a distinção da empresa municipal pela CGD 

 

A empresa municipal de Habitação e Manutenção do Porto recebeu da Caixa Geral de Depósitos um prémio por ter alcançado a classificação “forte” no rating ESG, que avalia as práticas ambientais, sociais e de governance das empresas (Environmental, Social, and Governance).  

 

Segundo o relatório da instituição financeira, a Domus Social destaca-se na área de igualdade de género, na qual lhe foi atribuída classificação 4, a mais alta na escala de avaliação. É uma conquista que se reflete em números concretos: mais de metade dos cargos de chefia, 13 em 22, são ocupados por mulheres. 

 

Nesta vertente, a vice-presidente e administradora da empresa municipal, Filipa Melo, sublinha: "Na Domus Social promovemos, desde sempre, o mérito dos colaboradores, independentemente do género. Este não é nem nunca será requisito para ocupar determinada função ou liderar uma equipa. Ficamos muito orgulhosos com este reconhecimento da CGD, mas sublinhamos que este é um mindset que trazemos connosco desde sempre.” 

 

Ainda no patamar mais alto de desempenho, a empresa municipal do Porto destaca-se por um nível salarial competitivo e investimento em formação acima da média do setor. A título de exemplo, no ano de 2023, foram realizadas 136 ações de formação, beneficiando um valor acumulado de 631 colaboradores, uma vez que cada colaborador participou em mais do que uma ação de formação. 

 

A Domus Social foi também reconhecida pela eficácia do seu modelo de governo e sistema de controlo interno, fatores fundamentais para a sustentabilidade interna da empresa, alcançando o terceiro nível de classificação. 

 

A elegibilidade das empresas para os “Prémios Caixa ESG” é determinada pela entidade financeira, com base nos relatórios e contas apresentados no fim do ano e os últimos relatórios de gestão e reportes de sustentabilidade disponíveis na mesma data, considerando o seu enquadramento no respetivo setor de atividade. 

 

 

A cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no lugar na Universidade de Évora, na última sexta-feira, contou com a presença da vice-presidente da empresa municipal, Filipa Melo, e do diretor financeiro, Jaime Canteiro. 

 

Os Prémios Caixa ESG pretendem valorizar empresas que contribuem para a transição ecológica, para a mitigação dos riscos físicos e de transição, para a melhoria das condições de trabalho e para a promoção de uma liderança transparente e ética.