12/07/2022

Foi pelo bairro mais antigo da cidade do Porto que andou, desta vez, o conselho de administração da Domus Social, no âmbito do ciclo de visitas ao parque de habitação pública municipal. Liderada pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, a comitiva visitou o bairro Duque de Saldanha, na companhia do presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, João Aguiar.

 

Contruído em 1940, o Duque de Saldanha é o bairro camarário mais antigo da cidade. Nos 118 fogos que o constituem residem mais de 200 portuenses, entre eles uma das primeiras inquilinas do Município, hoje com 96 anos.

 

Pedro Baganha e João Aguiar percorreram os vários blocos e espaços comuns do aglomerado habitacional, entrando, a convite, na casa de um casal de moradores para conhecer o interior das habitações.

 

Recentemente, o vereador e a sua comitiva estiveram também na Maceda e em Contumil, dois bairros de Campanhã. No primeiro, a visita teve como objetivo observar, in loco, as obras de construção dos novos blocos habitacionais, que irão permitir adicionar 16 casas, de diferentes tipologias, ao parque municipal.


Iniciado em novembro de 1974, no âmbito do processo habitacional pós-revolucionário SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, o bairro da Maceda está, hoje, finalmente perto da sua conclusão. O projeto previa a construção de nove blocos em banda, que dariam origem a 47 habitações duplex. No entanto, àquela época, avançou-se apenas com a construção de seis blocos de que resultaram um total de 33 fogos.

Para a construção dos restantes fogos previsto no plano inicial, avançou-se, em 2015, com um projeto de conclusão desenvolvido por Andrea Soutinho, filha de Alcino Soutinho, um dos arquitetos envolvidos na brigada técnica do projeto dos anos 70. A empreitada, conduzida pela Domus Social, está prevista terminar no final de setembro, e representa um investimento superior a 1 milhão de euros. Simultaneamente, o Município tem já em curso um projeto de requalificação dos arranjos exteriores.

Por sua vez, em Contumil, a visita da comitiva da Domus Social, que contou também com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Paulo Ribeiro, ficou marcada pela identificação de algumas necessidades de intervenção ao nível do espaço público.

 

Reabilitado entre 2009 e 2015, o complexo de Contumil, onde vivem mais de 600 pessoas, foi alvo, em 2021, de obras de manutenção preventiva num dos blocos, abrangendo o envelope do edifício, a sua cobertura, fachadas, zonas comuns e vãos. Prevê-se que estes trabalhos se estendam, no 2.º semestre deste ano, a outros blocos do bairro.

 

Desde o início do ano, Pedro Baganha, responsável pelo Pelouro da Habitação da Câmara do Porto, já visitou mais de uma dezena de bairros da cidade. A comitiva da Domus Social segue agora para as restantes paragens deste ciclo, que decorrerá até ao final de 2022.

 

Galeria
Item 1 de 13