26/10/2021

Toda a transformação trazida pela reabilitação do Bairro de Lordelo vai ser apresentada e debatida no regresso da iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, que tem vindo a criar oportunidades para se conhecer o “interior” de infraestruturas da cidade. A sessão, de participação gratuita, decorre esta quarta-feira, 27 de outubro, a partir das 18,30 horas, ainda em formato online.


Foi para resolver diversos problemas, incluindo alguns trazidos por alterações e intervenções parciais feitas ao longo do tempo, que haviam descaraterizado e até mesmo tornado disfuncional o complexo habitacional em Lordelo do Ouro, que se deu a intervenção de maior.


A reabilitação do bairro sob gestão da empresa municipal Domus Social envolveu a intervenção no edificado a nível do conforto higrotérmico, da conservação de energia e da durabilidade e funcionalidade das soluções. No final, ter-se-á recuperado a coerência construtiva dos edifícios, assim como assegurado o cumprimento das exigências e padrões atuais.


É sobre tudo isto que se irá falar nesta sessão que contará com as intervenções dos autores dos projetos de engenharia, arquitetura e eletrotécnica do Bairro de Lordelo, Vasco Freitas, Nuno Valentim e José Neves dos Santos, respetivamente. À semelhança das edições anteriores, será disponibilizada uma Sebenta d’Obra que ilustra as questões técnicas envolvidas no projeto.


Desde o início de 2021, a iniciativa já abordou várias obras e edifícios, tais como: “Teleférico de Gaia”“Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão”“Plano Diretor Municipal” e, mais recentemente, o “Parque Central da Asprela”, e as “Pontes da cidade do Porto”.


O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub, com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da U.Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte, a Ordem dos Arquitectos e a Casa da Arquitectura.


Os eventos mantêm-se de acesso gratuito, sendo apenas necessária inscrição prévia.