25/10/2022

O complexo habitacional da Domus Social na rua das Carvalheiras foi selecionado como um dos cinco finalistas dos “Prémios Forma - Prémios Nacionais de Arquitetura”, na categoria de Habitação Coletiva (Pública ou Privada). O empreendimento projetado pelo coletivo portuense de arquitetura PARQUR é composto por seis fogos T1 e um T3, que permitiram alojar sete famílias do município em regime de renda apoiada.

 

Nesta obra, o coletivo PARQUR teve como desafio criar condições de habitabilidade, mas também aproveitar as características intrínsecas dos edifícios para gerar um modelo habitacional que explorasse a relação entre o interior e exterior, promovendo a criação de laços comunitários. O resultado: “um tipo de habitação social diferente, luminoso, com espaços pouco compartimentados e áreas exteriores que favorecem o encontro entre os habitantes.”, descreve Tiago Ramos, da PARQUR.

 

Olga Feio, coordenadora da área de projeto da Domus Social, sublinha que “o desenho dos espaços exteriores, quer na articulação entre os pátios e o espaço verde no logradouro, quer nas entradas visualmente abertas para a via pública, promove a ideia dos residentes habitarem um espaço partilhado.”

 

Não descurando as preocupações relacionadas com a sustentabilidade e eficiência energética, o edifício foi ainda equipado com um parque de bicicletas interno, painéis solares e pavimentos em cortiça.

 

Os prémios de arquitetura FORMA, que surgem de uma iniciativa entre a Plataforma IF e a revista Anteprojetos, pretendem premiar obras de nova construção realizadas em todo o território nacional que se distingam pela sua qualidade e singularidade. A organização visa, sobretudo, incentivar e promover a arquitetura de qualidade em Portugal, que se destaca pela inovação na construção e valorização da paisagem.

 

A cerimónia da entrega dos Prémios Forma realiza-se esta quarta-feira, dia 26 de outubro, com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

 

Saiba mais sobre esta distinção aqui

 

Galeria
Item 1 de 5