18/02/2022

 O presidente do Conselho de Administração e Vereador dos Pelouros do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, visitou o bairro do Cerco. A visita teve como principal objetivo conhecer, in loco, os resultados da 1.ª fase do Projeto de Reabilitação dos Edifícios, concluída no início do ano.


Na visita ao local, Pedro Baganha foi acompanhado pelos restantes membros do Conselho de Administração da Domus Social, a empresa municipal responsável pelo projeto. Filipa Melo e João Sendim destacaram as melhorias implementadas e o seu impacto na qualidade de vida dos 2065 moradores: substituição de coberturas, aplicação de isolamento térmico nas fachadas, colocação de estendais exteriores balançados, remodelação do sistema de rede de abastecimento de água e instalação de ventiladores para renovação de ar em casas de banho, foram apenas alguns dos trabalhos realizados.


Nesta altura, já se encontram remodelados 25 dos 34 edifícios existentes, com um investimento de aproximadamente 13 milhões de euros. A conclusão da 2.ª e última fase, que irá reabilitar os restantes blocos, está prevista para o início do 2.º semestre de 2022. No final, o valor total investido pela Câmara Municipal do Porto rondará os 18 milhões de euros.


Recorde-se que a elaboração do Projeto de Reabilitação dos Edifícios, iniciado em 2018, foi atribuído a duas equipas, lideradas, respetivamente, pelos arquitetos José Gigante e Virgínio Moutinho. Por sua vez, o Projeto do Espaço Público, já em execução, está a cargo do arquiteto José Soares. 

Galeria
Item 1 de 1