28/06/2022

O ciclo de visitas aos bairros municipais, promovido pelo conselho de administração da Domus Social, continua a decorrer. Desta vez, Lapa e Salgueiros foram os complexos percorridos, bairros onde o associativismo e o espírito de comunidade estão bem presentes. Como habitual, a comitiva da Domus Social foi liderada pelo vereador da habitação, Pedro Baganha, tendo sido recebidos por Nuno Cruz, Presidente da Junta da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.  

 

O Bairro da Lapa, construído em 2021, é constituído por 29 fogos e dispõe de um espaço adequado para a realização de reuniões de condomínio, promovendo a participação dos moradores na resolução de possíveis problemas no aglomerado habitacional. A boa disposição marcou presença na visita do vereador à residência de uma moradora. Houve ainda tempo para observar de perto os painéis solares que permitem o aquecimento de águas quentes sanitárias antes da comitiva seguir para Salgueiros. 

 

Já neste bairro, o objetivo foi observar os resultados das obras de manutenção preventiva que sucederam em 2020, intervenção que significou um investimento de 180.000€. O bairro de Salgueiros é constituído por 40 fogos e cerca de 100 moradores. De sublinhar que desde 2015 um dos apartamentos se encontra cedido à Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres. Para além desta resposta social, a Domus Social tem vindo a arrendar alguns espaços comerciais a diferentes instituições, sendo alguns exemplos a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral e DESCOLAR – Cooperativa de Responsabilidade Limitada (CRL).  

 

O ciclo de visitas aos bairros municipais prossegue agora em direção a novas paragens.