24/11/2023

A Domus Social participou, esta semana, no evento “Viver o Espaço Público em São Roque da Lameira – Espaços Inclusivos, amigos do envelhecimento e adaptados às alterações climáticas, dinamizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP.

 

A iniciativa, que contou com a participação de vários moradores deste conjunto habitacional, surge no âmbito do Projeto CAOP – Adaptação Climática para Pessoas Idosas que vivem em Áreas Urbanas Vulneráveis: Desenvolvimento de uma Metodologia Climaticamente Responsiva e Localmente Participada.

 

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e acolhido pela Faculdade de Engenharia, Faculdade de Arquitetura e Faculdade Farmácia, da Universidade do Porto, esta investigação tem como objetivo identificar as necessidades atuais, mas também os desafios do envelhecimento ativo e da adaptação às alterações climáticas, em zonas da cidade mais desfavorecidas.

 

No período da manhã, nas instalações da FAUP, foram discutidos os primeiros resultados do projeto e apresentados alguns projetos de reabilitação da Domus Social nos espaços públicos de habitação.

 

A apresentação, realizada pelas arquitetas Olga Feio e Ana Ferreira da equipa de Gestão de Projeto da empresa municipal, serviu para introduzir o debate de várias temáticas: da relação entre o desenho urbano dos espaços públicos e as alterações climáticas, passando pelo impacto deste contexto na saúde e bem-estar da população sénior em áreas urbanas mais vulneráveis, nomeadamente, na zona de Campanhã.

 

Na sessão participaram vários especialistas e oradores, entre eles, Fernando Brandão Alves, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e coordenador do projeto CAOP, Paulo Vieira, Diretor do Departamento de Estudos e Projetos Urbanísticos da C.M. Porto e João Pestana, Chefe Divisão Municipal de Requalificação do Espaço Público da C.M. Porto.

Por sua vez, durante a tarde, o auditório da junta freguesia de Campanhã acolheu uma sessão participativa que contou com o envolvimento de vários moradores do bairro de S. Roque da Lameira, inquilinos da Domus Social.

 

Os participantes partilharam as suas experiências e vivências com o intuito de contribuir para a criação de soluções que tornem os espaços públicos mais inclusivos, acessíveis e confortáveis.