08/03/2024

A Domus Social celebrou o Dia da Mulher com uma recolha de donativos para três instituições portuenses que utilizam habitações cedidas pela empresa municipal para apoiar o processo de autonomização de jovens mulheres com carências socioeconómicas e familiares. A campanha culminou com a realização de uma talk aberta aos colaboradores. 

 

Foi num ambiente informal e de proximidade que decorreu a sessão, conduzida pela Vice-presidente da empresa municipal, Filipa Melo. Participaram na conversa Maria Barbosa, em representação da Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina do Porto  ACISJF-Porto; Ivone Almeida, do Lar Nossa Senhora do Livramento; e ainda Fátima Vilela, diretora técnica da Associação Proteção à Infância. 

 

Cada instituição apresentou a sua missão, partindo para uma discussão sobre os principais fatores de risco que colocam a mulher jovem em situações de fragilidade, até questões ligadas à monoparentalidade, à criação de casas de acolhimento mistas e à discriminação de género.  

 

No final da conversa, foi entregue um kit de donativos recolhidos pelos trabalhadores da empresa municipal. Com o contributo de todos foi possível recolher dezenas de produtos de higiene, eletrodomésticos, louças, jogos, entre outros bens essenciais ao dia-a-dia destas instituições. 

 

Os colaboradores ficaram, assim, a conhecer o trabalho realizado nos apartamentos de atomização da APIBAB, direcionados a jovens com 15 ou mais anos que possuem medida de promoção e proteção. A ACISJF que acolhe jovens mães solteiras com ou sem filhos, em situações de risco, vítimas das mais variadas formas de exclusão social, tendo em vista a construção de um projeto de vida. E, ainda, o Lar do Livramento que apoia jovens mulheres, estudantes do ensino superior, na transição para a vida a adulta, através de apartamentos de autonomização. 

 

O “Tamanho M uma iniciativa interna que celebra mulheres com M grande nasceu em 2023 para celebrar o Dia da Mulher, através de uma série de conversas dedicadas à condição feminina no trabalho, na política e na vida pública. O objetivo é que a iniciativa se repita anualmente, com vista a preservar e assinalar este dia que surge de mãos dadas com o princípio da igualdade de género, no qual a empresa foi recentemente distinguida. 

Galeria
Item 1 de 7