19/07/2023

No quarto e último episódio de “Um Gestor, uma História”, Cândido Venceslau leva-nos numa viagem pela Ribeira, ao sabor das memórias de um “puro-sangue do Barredo”. A minissérie documental da Domus Social encerra, assim, com histórias genuínas de um “um lugar fortemente espiritual”, que é também uma janela para o Douro e para a gente da cidade.

 

 

Nascido e criado na Ribeira, Cândido assume-se como um “Puro-sangue da Ribeira Barredo”. Reúne nele as histórias mais autênticas daquelas ruas, que vai contando aos turistas nos percursos comunitários que realiza.

 

A sua ligação a este lugar remonta a gerações passadas. É sobrinho do Duque da Ribeira, uma figura carismática da cidade e popular protagonista da vida ribeirinha, famoso por salvar inúmeras vidas no Rio Douro.

 

Atualmente, integra vários projetos e associações, tendo sido distinguido com o Grande Prémio do Festival de Cinema de Dubrovnik 2017, na Croácia, com o filme “Pelas Ruas do Barredo”.

 

Em 2020, o seu espírito proativo levou-o a assumir o papel de Gestor de Entrada num edifício onde mora há mais de quatro décadas. Além dos 50 bairros municipais, a Domus Social gere vários outros edifícios dispersos pela cidade, onde moram mais de 550 inquilinos da empresa municipal.

 

Este episódio encerra a série documental da empresa municipal “Um Gestor, Uma História” que, a partir de quatro histórias bem distintas, lança um olhar sobre o parque de habitação municipal, homenageando os Gestores de Entrada, pelo seu papel decisivo nas dinâmicas e vivências entre os moradores das entradas onde moram.

 

Assista à série completa em https://www.domussocial.pt/projetos-sociais/condomus-1