22/05/2024

No passado sábado, uma visita orientada às Casas Rainha Dona Leonor deu a conhecer mais um pouco deste nosso “Porto de Arquitetura”. O momento foi conduzido pelos arquitetos autores do projeto, Cerejeira Fontes Arquitetos, e encerrou com uma conversa em torno da “nova habitação social na cidade”. Mais de 250 pessoas já participaram no programa "Porto de Arquitetura", iniciativa desenvolvida, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura. 

 

Os autores do projeto orientaram a visita, contando ainda com a presença do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e do diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio. Este foi o primeiro bairro de classe energética A+ a ser construído em Portugal. O projeto de regeneração não custou nada à Câmara do Porto e foi totalmente assumido por privados, que ainda asseguraram a construção de mais casas para habitação social. 

 

Após a visita seguiu-se uma conversa sobre "nova habitação social na cidade", moderada pela arquiteta Ana Fernandes e que contou as presenças de Filipa Melo, vice-presidente do conselho de administração da Domus Social, arquiteta Inês Lobo, autora do projeto de reabilitação das moradias do Bairro Rainha Dona Leonor, e Olga Feio, coordenadora de Gestão de Projeto da Domus Social. 

 

O "Porto de Arquitetura" prossegue, em junho, com a visita às residências Dom Pedro Quinto, da autoria do arquiteto Adriano Pimenta. Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e começam sempre às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.

 

O acesso às visitas e aos debates é feita por ordem de inscrição. Para cada visita, as inscrições são anunciadas nas redes sociais do evento. 

 

 

Programa "Porto de Arquitetura" - Oito edifícios, oito visitas, oito conversas 

 

15 de junho I 16 horas 
Residências Dom Pedro Quinto 
Visita conduzida pelo arquiteto Adriano Pimenta 

 

20 de julho I 16 horas 
Hoso - BigCity Porto Asprela 
Visita conduzida pelo coletivo OODA 

 

27 de julho I 16 horas 
Universidade Lusíada 
Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho. 

 

 

Fotografia: Andreia Merca