Nos dias 29 e 30 de outubro, o Centro de Congressos Super Bock Arena recebe a conferência “O Futuro da Habitação”. A programação da iniciativa, organizada e promovida pela Domus Social no âmbito das celebrações dos 20 anos da empresa municipal, contempla conversas, visitas a bairros municipais, uma mesa-redonda, uma trilogia de debates e participações de oradores internacionais. A marcar presença no segundo dia do evento estará o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Após duas décadas a fazer do Porto casa, a Domus Social prepara-se para reunir nomes nacionais e internacionais de referência, profissionais e especialistas das áreas da arquitetura, do urbanismo, da geografia, da política, entre outras, estudantes e todos aqueles que partilhem o interesse de pensar o futuro: “o futuro da habitação”.
Este encontro de perspetivas, de ideias e de reflexões realiza-se nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Congressos Super Bock Arena, na conferência “O Futuro da Habitação”.
O evento apresenta-se como o acontecimento central da celebração dos 20 anos de história da Domus Social, a empresa municipal responsável pela gestão do Parque de Habitação Pública do Município do Porto.
Dia 30 de outubro: A conferência
A profunda reflexão conjunta promovida pela conferência “O Futuro da Habitação” atinge o seu potencial máximo no segundo dia do evento, 30 de outubro, numa sala preparada para receber cerca de 500 pessoas.
A conversa com a plateia irá iniciar-se com uma palestra de Tom Slater, geógrafo urbano e professor de planeamento urbano na Universidade de Columbia. Partindo do tema “O Futuro da Habitação Social”, o orador promete abordar a estigmatização dos sistemas de habitação social e dos seus residentes e partilhar, entre outras reflexões, algumas ideias positivas sobre como a habitação social pode ser melhorada, otimizada e desenvolvida.
À intervenção do primeiro orador internacional, segue-se uma trilogia de debates - “Novas Formas de Habitar”, “Novas Formas de Financiar” e “Novas Forma de Projetar” (a habitação) - que, entre outros nomes, conta com a participação da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, do Vereador dos Pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e da Habitação da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, e da Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta.
Após os três painéis de debate, cabe a Francisco Mangado conduzir a última palestra da conferência: “La Vivienda Posible”. O arquiteto e professor na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra, com experiência de ensino nas Universidades de Harvard e Yale, irá abordar a evolução da habitação em Espanha nos últimos anos e expor as dificuldades burocráticas para fazer e gerir habitação de qualidade.
No final do dia, pelas 16h30, as palavras de encerramento do evento serão dirigidas à plateia pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Dia 29 de outubro: O arranque
O dia 29 de outubro, já esgotado, dá espaço a quatro conversas que irão marcar o arranque da reflexão acerca do futuro da habitação, um tema que, pela sua atualidade e urgência, está na ordem do dia de inúmeras cidades e de inúmeros países.
Por isso mesmo, as quatro sessões serão dirigidas tanto por oradores locais – Filipa Melo, vice-presidente do Conselho de Administração da Domus Social, e Raquel Maia, vice-presidente da Porto Vivo, SRU - como por oradores internacionais – Husam AlWaer, urbanista e professor na Universidade de Dundee, Stephen Proctor, arquiteto e cofundador do Proctor and Mattews Architects e Bart Vermandere, arquiteto e consultor de acessibilidade na cidade de Ghent. Desafios do design urbano, residências sénior partilhadas, acessibilidade e arrendamento acessível são as temáticas que estarão em cima da mesa.
O primeiro dia do evento convida, ainda, os participantes a explorar, in loco, alguns bairros municipais e edifícios dispersos do Município, entre eles, o primeiro bairro construído num formato de habitação coletiva para arrendamento no Parque de Habitação Pública Municipal do Porto: o Bairro Duque de Saldanha.
O dia termina num tom mais intimista com a mesa-redonda que irá destacar alguns dos projetos arquitetónicos que a Domus Social tem vindo a concretizar ao longo dos últimos 20 anos. A conversa, ao mesmo tempo retrospetiva e prospetiva, contará a moderação do Vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, e irá reunir quatro arquitetos que, em momentos distintos, tomaram parte na missão da empresa municipal: André Tavares, Inês Lobo, Luís Sobral e Paulo Tormenta Pinto.
Todas as informações relativas à conferência “O Futuro da Habitação”, organizada e promovida pela Domus Social, podem ser consultadas no website oficial da iniciativa em https://ofuturodahabitacao.domussocial.pt/
Fotografia: Filipa Brito