O ConDomus é o programa que procura envolver os inquilinos da Domus Social na implementação de um modelo de gestão e administração dos espaços comuns dos edifícios municipais afetos ao regime de arrendamento apoiado, numa metodologia semelhante à gestão de condomínios. Especificamente, tem em vista:
Criado em 2008 pela empresa municipal, este projeto já foi implementado em 44 dos 50 bairros municipais, num total de mais de 1000 entradas organizadas.

É do ConDomus que nasce a figura do gestor de entrada, o inquilino nomeado pelos seus vizinhos, responsável:
Para a eleição de um gestor, é realizada uma reunião com os diversos inquilinos residentes de uma entrada, onde são apresentadas as vantagens do projeto e as responsabilidades individuais e coletivas de cada morador. Por votação, os inquilinos elegem o seu representante.
A partir daí, a equipa da Gestão de Condomínio da Domus Social faz um acompanhamento próximo ao gestor e às respetivas necessidades da entrada, aferindo, ao mesmo tempo, a completa aplicação do programa.
O gestor de entrada é a figura central do ConDomus, não só pela proximidade que é promovida entre este e os técnicos da equipa Domus Social, mas também pelo papel decisivo que representa nas dinâmicas e vivências entre os moradores residentes na entrada.
É neste contexto que nasce “Um gestor, Uma história“ - a série documental que tem como protagonistas os moradores que zelam pelas entradas dos bairros da cidade, com estes últimos a assumir, também, um papel de grande destaque em cada episódio.

A Domus Social lança, assim, um olhar sobre os bairros municipais do Porto, as pessoas que lá vivem e qual a perceção delas sobre a importância e utilidade deste projeto. Ao mesmo tempo, são retratadas as histórias e vivências, algumas mais marcantes, outras mais caricatas, do dia a dia dos protagonistas.
Cada episódio é uma janela aberta para onde o bairrismo e espírito (e sotaque) tripeiro são uma presença incontornável. Quem assiste é recebido de braços abertos.