O ConDomus é o programa que procura envolver os inquilinos da Domus Social na implementação de um modelo de gestão e administração dos espaços comuns dos edifícios municipais afetos ao regime de arrendamento apoiado, numa metodologia semelhante à gestão de condomínios. Especificamente, tem em vista:  

 

  • Fomentar a preservação do património público municipal;
  • Promover a organização das entradas dos edifícios municipais afetos ao regime de arrendamento apoiado;
  • Incrementar a participação dos inquilinos da Domus Social e a sua implicação na gestão dos espaços comuns, bem como o seu sentido de comunidade e de participação cívica;
  • Contribuir para que os residentes se identifiquem com os locais onde residem.  

 

Criado em 2008 pela empresa municipal, este projeto já foi implementado em 44 dos 50 bairros municipais, num total de mais de 1000 entradas organizadas.  

 

 

O Gestor de Entrada 

 

 

É do ConDomus que nasce a figura do gestor de entrada, o inquilino nomeado pelos seus vizinhos, responsável:  

 

  • Pela comunicação entre os moradores do seu edifício e a Domus Social, através de uma linha especificamente criada para o efeito, nomeadamente de situações relacionadas com a manutenção e conservação dos espaços comuns; 
  • Pela gestão quotidiana dos espaços comuns do edifício onde reside.  

  

Para a eleição de um gestor, é realizada uma reunião com os diversos inquilinos residentes de uma entrada, onde são apresentadas as vantagens do projeto e as responsabilidades individuais e coletivas de cada morador. Por votação, os inquilinos elegem o seu representante. 

 

A partir daí, a equipa da Gestão de Condomínio da Domus Social faz um acompanhamento próximo ao gestor e às respetivas necessidades da entrada, aferindo, ao mesmo tempo, a completa aplicação do programa. 

 

 

Um Gestor, Uma História 

 

O gestor de entrada é a figura central do ConDomus, não só pela proximidade que é promovida entre este e os técnicos da equipa Domus Social, mas também pelo papel decisivo que representa nas dinâmicas e vivências entre os moradores residentes na entrada.  

 

É neste contexto que nasce “Um gestor, Uma história“ - a série documental que tem como protagonistas os moradores que zelam pelas entradas dos bairros da cidade, com estes últimos a assumir, também, um papel de grande destaque em cada episódio.  

 

 

A Domus Social lança, assim, um olhar sobre os bairros municipais do Porto, as pessoas que lá vivem e qual a perceção delas sobre a importância e utilidade deste projeto. Ao mesmo tempo, são retratadas as histórias e vivências, algumas mais marcantes, outras mais caricatas, do dia a dia dos protagonistas.

 

Cada episódio é uma janela aberta para onde o bairrismo e espírito (e sotaque) tripeiro são uma presença incontornável. Quem assiste é recebido de braços abertos. 

Episódios
Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4